Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira estreia projeto com homenagem aos Beatles
Espetáculo reunindo arranjos sinfônicos para canções dos Quatro Fabulosos será nos dias 18 e 19 de junho, no Teatro Universitário; disponibilização de ingressos gratuitos começa neste sábado (08).
A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira realiza a estreia do projeto Ídolos Orquestrados com o concerto “The Beatles”, reunindo arranjos sinfônicos para as canções dos Quatro Fabulosos de Liverpool. O espetáculo será apresentado nos dias 18 e 19 de junho, às 20h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
O evento tem patrocínio da Med Senior, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura. Os ingressos serão disponibilizados gratuitamente, a partir de 08 de junho, às 10h, por ordem de retirada, nas bilheterias digitais indicadas no Instagram da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira e da Medsenior.
Após a estreia na capital capixaba, o concerto “The Beatles” será apresentado no dia 25 de junho (terça), no Teatro Claro Mais Rio, no Rio de Janeiro; e no dia 26 de junho (quarta), no Teatro B32, em São Paulo, sempre com entrada franca.
Com direção musical do maestro Tiago Padim, o espetáculo vai reunir orquestra, vozes, balé e teatro, com mais de 50 artistas no palco interpretando clássicos como “Yesterday”, “Let it Be” e “All You Need is Love”. Neste projeto o maestro conta com um corpo técnico que inclui os artistas Liege Milhioli (produção vocal), Malu Braga (coreografia), Anderson Rosa (texto e direção) e Tauã Delmiro (participação especial).
Renovação
Formada por 45 integrantes de 20 a 40 anos de idade, a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira nasceu com a proposta de renovar o cenário da música orquestral produzida no Espírito Santo. Seu conceito consiste em unir a sofisticação de uma orquestra sinfônica com a execução de músicas populares contemporâneas, como a MPB, ritmos regionais, internacionais e clássicos do pop-rock.
É o caso do concerto “The Beatles”, que, de acordo com o maestro Tiago Padim, tem o objetivo de apresentar as canções dos Fab Four sob um viés diferente do qual o público está acostumado. “Sempre ouvimos as músicas dos Beatles executadas por bandas com instrumentos tradicionais como guitarra, baixo, bateria etc. Neste concerto iremos mostrá-las em formato sinfônico, com instrumentos de banda junto a violinos, viola, violoncelos, flauta, fagote, oboé, trompete, trompas. A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira vai demonstrar um olhar diferenciado sobre uma obra que encantou e ainda encanta gerações”, afirma o maestro.
Streaming
A montagem do repertório, segundo o regente, foi um dos desafios para a concepção do espetáculo. “Impossível reunir todas as lindas canções dos Beatles em um único concerto. Então selecionamos 17 músicas consagradas da banda a partir de um trabalho de busca nos aplicativos de streaming, relacionando as mais ouvidas mundialmente e aqui no Brasil”, comenta.
Entre as novidades preparadas para este concerto, o maestro cita a participação do ator e diretor teatral Tauã Delmiro, conhecido por sua atuação em produções como “Bob esponja”, “Beetlejuice” e “Alguma coisa podre”, e por musicais como “Barnum - O rei do show” (2022) e “A vida não é um musical” (2022). “É um ator carioca que vem somar ao espetáculo, por meio de um monólogo cujo personagem vive em contradição entre a preferência por Beatles ou por outras bandas. O desfecho é muito bonito e emocionante”, adianta o maestro.
PROGRAME-SE:
Projeto Ídolos Orquestrados
Concerto “The Beatles”, com a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira
Vitória (ES)
Data: 18 e 19 de junho (terça e quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Universitário (Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes), Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES), 29.075-910
Entrada franca: Os ingressos para os concertos em Vitória serão disponibilizados, gratuitamente, a partir do dia 08 de junho, às 10h, por ordem de retirada, nas bilheterias digitais divulgadas no Instagram da OFMB (orquestrafilarmonicamoderna.br) e da Med Senior (@medseniorbrasil). As poltronas serão numeradas e será permitida a retirada de no máximo dois ingressos por CPF. Os bilhetes devem ser apresentados obrigatoriamente, em versão digital, na entrada do teatro, nas respectivas datas e horários dos espetáculos.
Classificação etária: livre
FICHA TÉCNICA:
Regência: maestro Tiago Padim
Produção vocal: Liege Milhioli
Coreografia: Malu Braga
Participação especial: Tauã Delmiro
Texto e direção: Anderson Rosa
SOBRE A ORQUESTRA FILARMÔNICA MODERNA BRASILEIRA
A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira nasceu com a proposta de renovar o cenário da música orquestral produzida no Espírito Santo.
Idealizado pelo regente Tiago Padim, o grupo se reuniu pela primeira vez em 01 de agosto de 2022 e, desde então, dedica-se intensamente aos ensaios, apresentações, à seleção de repertório e à gravação de áudios e vídeos para a construção do seu portfólio.
O primeiro fruto dessa imersão audiovisual foi o documentário “O Nascimento de uma Orquestra”, que registra a fundação do grupo, disponível em seu canal no YouTube. No mesmo espaço, o público poderá conferir uma série de quatro vídeos temáticos com releituras inéditas para canções que fazem parte da memória afetiva de diferentes gerações.
O primeiro vídeo é o “Medley Michael Jackson”, passeio sinfônico pelas obras do Rei do Pop, incluindo “Beat It”, “Billie Jean” e “Thriller”. Nesta gravação, que tem arranjos de Fernando Britto, o grupo conta com a participação especial do Balé do Grupo Vix Cridança, da coreógrafa Malu Braga.
Também estão disponíveis a releitura da OFMB para a Quinta Sinfonia de Beethoven, intitulada “5th Dance”, acompanhada por elementos eletrônicos e banda, com arranjos de Tiago Padim; “Love of My Life”, clássico da banda Queen, com arranjo de Dennys Serafim; e a canção “Luiza”, de Tom Jobim, com arranjo de Dennys Serafim. Todos os áudios e vídeos foram gravados em estúdios da Grande Vitória.
A estreia para o público aconteceu em 21 de dezembro de 2022, no concerto especial de Natal, na Prainha de Vila Velha. Em maio de 2023, o grupo apresentou o Concerto Especial Dia das Mães, no Teatro da Ufes, tendo como solista convidado o tenor Thiago Arankam. Em julho do mesmo ano, a OFMB recebeu como convidado o cantor Pedro Mariano, no espetáculo “Pra Todo Mundo Cantar”, no Teatro da Ufes.
“Temos a diversidade em nosso DNA”, define o regente Tiago Padim. “Somos uma orquestra que une os instrumentos tradicionais sinfônicos a instrumentos de banda e elementos eletrônicos. Juntamos, no mesmo mundo, a música erudita e a música popular, para levar ao público uma experiência multimídia e multissensorial”, completa.
CONHEÇA O REGENTE DA ORQUESTRA FILARMÔNICA MODERNA BRASILEIRA:
Tiago Padim iniciou os estudos musicais no piano, aos quatro anos de idade, mas foi somente aos sete que conheceu o seu instrumento, o violino, na Escola de Música do Espírito Santo, atualmente Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (Fames).
Em 2010, funda a Allegretto Produções Musicais, na qual se destaca no cenário da música para eventos sociais, com mais de duas mil produções musicais, onde assina a sua marca na junção da música popular e erudita.
A partir de 2020, decide aprofundar os seus conhecimentos na área da regência, orientado pelos professores Eder Paolozzi e o renomado maestro Roberto Tibiriçá.
Em 2022, lança a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, por meio da qual reúne os seus dois grandes desejos: difundir a música de concerto e emocionar o público.
SIGA A ORQUESTRA FILARMÔNICA MODERNA BRASILEIRA:
YouTube: https://www.youtube.com/@orquestrafilarmonicamodernabr
Tiktok: @ofmodernabrasileira
Instagram: @orquestrafilarmonicamoderna.br
E-mail: ofmodernabrasileira [at] gmail.com
Texto: reprodução do release