Vale Música apresenta concerto em homenagem a ícone do jazz

Concerto Jazz Band que Homenageia Count Basie será apresentado na próxima quarta (05/07), no Teatro Universitário da Ufes, com regência do maestro Célio Paula e participação dos pianistas Pedro de Alcântara e Roger Bezerra.

A próxima apresentação do Projeto Vale Música Espírito Santo vai revisitar a obra de um dos maiores nomes do jazz mundial. O concerto Vale Música Jazz Band Homenageia Count Basie será apresentado no dia 05 de julho, às 20h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, com regência do maestro Célio Paula e a participação especial dos pianistas Pedro de Alcântara e Roger Bezerra.

O repertório reunirá composições do célebre pianista, compositor e regente norte-americano Count Basie (1904-1984), que liderou uma das mais bem-sucedidas big bands da história do jazz, produzindo notáveis colaborações com Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Sarah Vaughan e Lester Young, entre outros grandes nomes desse gênero musical.

O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrada é franca, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

Era do Swing
Diretor musical do espetáculo, o maestro Eduardo Lucas afirma que a homenagem a Count Basie está em consonância com o plano didático da Vale Música Jazz Band, um dos Grupos de Referência do Projeto Vale Música Espírito Santo.

Dentro dessa linha pedagógica, o grupo já interpretou obras de Glenn Miller, Sammy Nestico e Duke Ellington, além de composições da música instrumental brasileira, em concertos com Nelson Ayres, Gilson Peranzzetta e João Bosco. Agora, chegou a vez de os alunos executarem o repertório de Count Basie, considerado um dos expoentes da Era do Swing. Esta vertente dominou o jazz nas décadas de 1930 e 1940, embalada pelas big bands de ritmo pulsante, com desenvolvimento de riffs (frases musicais marcantes tocadas repetidamente) e valorização do papel dos solistas.

Segundo Eduardo Lucas, Count Basie, juntamente com Duke Ellington, representa a realeza da música afro-americana: “Enquanto Duke Ellington, com sua sólida formação em piano, orquestração e arranjo, apresenta um estilo distinto, acredito que Basie oferece um elemento essencial: o swing, ou, como chamamos aqui no Brasil, o balanço. O foco principal na preparação do nosso repertório foi a exploração desse balanço e a busca por formas de reproduzi-lo”, comenta o maestro.

Entre as composições selecionadas para o concerto estão “Splanky”, “Fun Time”, “One O’Clock Jump” e “April in Paris”, que marcaram a trajetória da Count Basie Orchestra, conjunto liderado pelo pianista ao longo de toda a sua carreira.

Convidados
Para encarar este desafio junto aos alunos da Vale Música Jazz Band, foram convidados o maestro Célio Paula, regente da Orquestra Pop & Jazz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes); e os exímios pianistas Pedro de Alcântara e Roger Bezerra, que estão entre os instrumentistas mais requisitados do Espírito Santo.

Para o maestro Célio Paula, que irá reger a Vale Música Jazz Band pela primeira vez, a expectativa para o concerto é a melhor possível, dada a sua afinidade com o projeto. Em outras oportunidades, ele ministrou uma master class sobre Linguagens Específicas para big band e um workshop que visava preparar a Vale Música Jazz Band para o concerto em homenagem a Duke Ellington.

O maestro Eduardo Lucas enaltece a importância de Célio Paula para a formação musical no Espírito Santo. “Não se pode considerar o ensino de música popular no Espírito Santo sem reconhecer o papel crucial do maestro Célio. Convidá-lo para conduzir a Jazz Band é uma maneira de reconhecer seu trabalho inestimável”, elogia Eduardo Lucas, que também destaca o talento dos pianistas Pedro de Alcântara e Roger Bezerra. “São dois grandes pianistas que admiro imensamente, cada um com seu estilo e experiência. O virtuosismo deles é indiscutível. Para este concerto, optamos por adotar a linguagem do piano de Count Basie, com frases mais rítmicas e menos notas. Confesso que será difícil ficar parado!”, finaliza.

REPERTÓRIO:
Set 1 -  Pianistas solo: Ricardo Magris e Kauan Junior
1 - Fun time
2 - Splanky
3 - Shiny Stockings
4 - One O’Clock Jump

Set 2 – Pianista solo: Pedro de Alcântara
5 - The Queen Bee
6 - It’s oh, so nice
7 - That Warm feeling
8 - April in Paris

Set 3 – Pianista solo: Roger Bezerra