Teatro terá apresentação especial no Dia Internacional da Dança, neste sábado, 29
O Teatro Universitário celebra o Dia Internacional da Dança com exibições de diversas linguagens neste sábado, 29, a partir das 19 horas.
Totalizando cerca de 300 integrantes, as performances reúnem alunos da Pimenta Dance Ballet e Art e de escolas parceiras da companhia. Os ingressos estão à venda pelo site Even3.
No espetáculo, haverá apresentações de balé clássico, jazz, sapateado americano, street dance, dança contemporânea, k-pop, balé fit, dança do ventre, dança de salão, tecido acrobático e outras modalidades. O grupo é vasto, composto por alunos que vão desde o nível iniciante até os que estão no caminho para se tornarem profissionais.
"Temos alunas de um ano e meio, sênior, autistas, com deficiência, além de alunos campeões de diversos festivais pelo Brasil e pelo mundo", explica Liviane Pimenta, diretora da companhia. Para ela, cada faixa etária e cada nível de aprendizado tem um brilho singular. "As 'babies' bailarinas arrancam suspiros e gargalhadas gostosas. Os jovens e adultos nos surpreendem pela dedicação e superação. E as senhoras que dançam balé, jazz e street dance também entram no palco para mostrar que ser feliz dançando não tem idade".
Linguagem da arte
Celebrado em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre, um dos criadores do balé moderno, o Dia Internacional da Dança é fundamental, segundo Pimenta, para mobilizar as pessoas "em torno desta linguagem da arte". Este será o primeiro evento de dança apresentado no Teatro Universitário após as melhorias realizadas na estrutura do espaço.
"É um privilégio ocupar este teatro tão especial para o Espírito Santo e para o Brasil", afirma. "Queremos aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar autoridades a fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança", diz Liviane Pimenta.
Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho