Orquestra Jovem Vale Música apresenta o “Concerto Sinfônico” no Teatro da Ufes

Espetáculo vai reunir obras de compositores renomados do universo sinfônico, no próximo dia 06 de junho. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no site Lebillet a partir de quarta-feira (04/06).
Uma seleção de obras de compositores renomados do universo erudito: esta é a proposta do novo espetáculo da Orquestra Jovem Vale Música, “Concerto Sinfônico”, que será apresentado no dia 06 de junho (sexta), às 20h, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo site Le Billet (https://lebillet.com.br), a partir de quarta-feira, 04 de junho, às 12h. Será permitida a retirada de no máximo dois ingressos por pessoa. Os bilhetes devem ser apresentados obrigatoriamente, em versão física ou digital, na entrada do teatro, na data e horário do espetáculo. Os ingressos são limitados e sujeitos à capacidade do local.
Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música possui atualmente 51 componentes, na faixa etária de 12 a 26 anos. O regente Lucas Anizio conta que o repertório foi pensado com foco no fortalecimento técnico e formativo dos alunos. “No ano passado, em conjunto com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), nossos alunos tiveram a oportunidade de tocar algumas das obras que serão apresentadas neste concerto”, afirma Lucas, citando como exemplo composições dos brasileiros Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno e Lorenzo Fernández, e dos estrangeiros Jacques Offenbach e Georges Bizet. “São obras emblemáticas que se destacam por suas melodias, ritmos e virtuosismo, sendo apresentadas por muitas orquestras profissionais desde a sua estreia até os dias atuais”, explica o regente.
Tradicional
Um dos grupos mais tradicionais do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música já realizou concertos em homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento (2013), homenagem a Ivan Lins, com a participação do cantor e do pianista Gilson Peranzzetta (2015), e o concerto dedicado aos 80 anos de Roberto Menescal (2016). Anualmente participa de Festivais de Música, como o Festival de Música Erudita do Espírito Santo e o Festival de Inverno de Domingos Martins.
Em setembro de 2022, a Orquestra Jovem Vale Música adaptou canções autorais de bandas capixabas para o formato sinfônico no concerto “Orquestra Jovem Vale Música e Convidados”, realizado no Teatro Glória, em Vitória. A apresentação contou com a regência do maestro Lucas Anizio e com a participação de integrantes de seis bandas capixabas que marcaram época: Amaro Lima (Manimal), Anderson Ventura (Java Roots), Bob Reggae (Rastaclone), Jon Santos (Herança Negra), Renato Casanova (Casaca) e Rodrigo CX (Salvação).
Desde 2022, a Orquestra Jovem Vale Música conta com a orientação da renomada professora e violinista Carla Rincón, que faz a consultoria pedagógica do núcleo de cordas do Projeto Vale Música Espírito Santo.
Em junho de 2023, o grupo realizou o concerto “Orquestra Jovem Vale Música convida Marcelo Caldi – Homenagem a Dominguinhos”, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), celebrando a obra de Dominguinhos, com a participação especial do acordeonista, compositor, cantor e multi-instrumentista Marcelo Caldi. Em maio de 2024, dividiu o palco com a Camerata Jovem Vale Música no concerto “Tributo a Piazzolla”, tendo como solista a violinista Priscila Rato, que atua como spalla (primeiro violino) da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).
PROGRAME-SE:
“Concerto Sinfônico”, com a Orquestra Jovem Vale Música
Regência: Lucas Anizio
Data: 06 de junho (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES), 29.075-910
Entrada: gratuita. Retirada de ingressos online a partir do dia 04 de junho (quarta-feira), às 12h, pelo site Le Billet (https://lebillet.com.br). Será permitida a retirada de no máximo dois ingressos por CPF. Os bilhetes deverão ser apresentados na bilheteria do teatro, em formato físico ou eletrônico, na data e horário do espetáculo.
Ingressos limitados à capacidade do teatro.
Capacidade: 615 lugares
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC)
REPERTÓRIO:
“Batuque” - Lorenzo Fernandez
“Batuque” – Alberto Nepomuceno
“Dança Brasileira" - Mozart Camargo Guarnieri (1º mov.)
“Bachiana 04” - Prelúdio Villa-Lobos
“Trenzinho do caipira” – Villa-Lobos
“Abertura da Ópera Carmen” - Georges Bizet
“Orfeu no Inferno” - Jacques Offenbach
“Danzon nº 02” - Arturo Márquez
“Suíte Centenária” - Gilson Santos
“Paisagens Capixabas” - Gilson Santos