Orquestra Brasileira de Cantores Cegos apresenta terceiro repertório no Teatro da Ufes

Grupo formado por 16 cantores cegos interpretará canções da tradição oral de vários lugares do Brasil no dia 05 de novembro às 15h e às 20h. A entrada é gratuita.
Em 2025 a orquestra, composta por 16 cantores cegos acompanhados de piano e percussão corporal, apresenta o seu terceiro repertório, chegando a 60 cantigas da cultura popular de Norte a Sul do país trazidas para os palcos do Espírito Santo.
Serão apresentadas cantigas advindas de diferentes manifestações culturais, como o canto do maracatu, a melodia do catimbó, o boi-de-mamão, o bumba-meu-boi, o coco de roda, a roda pisada, o rojão de roça e outros cantos de trabalho.
O Espírito Santo está representado com o congo “Tira a Canga do Boi”, tradicionalmente transmitido pela Banda de Congo Panela de Barro de Goiabeiras. Também estão presentes os estados de Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Pará e Rio Grande do Norte.
Mas é o Acre que se destaca nesta edição com quatro músicas: “Wacomayá”, canto indígena original do povo Noke Koi; “Xuc Xuc” e “Caboclo do Mato”, fusão de cantos indígenas do povo Shanenawa e Huni Kuin, com melodias dos bailes dos seringueiros; e “Uniti”, canção de origem indígena da região do Alto Purus.
A musicista e pesquisadora Renata Mattar é a responsável pela seleção. Todos os anos a artista percorre o país colhendo canções que são utilizadas em atividades coletivas de trabalho, festejos e brincadeiras, transmitidas de forma oral de geração em geração em comunidades diversas.
Espetáculo cênico-musical
Dialogando com uma tradição do teatro contemporâneo consolidada por encenadores como Antunes Filho, Pina Bausch e Bob Wilson, a diretora Rejane Arruda aposta na plasticidade visual através de plataformas aéreas, balanços, plantas, flores e terra.
Os figurinos de Antônio Apolinário, a iluminação com alto contraste de André Stefson e Mari Rodrigues, e as ações performativas executadas pelos atores da Cia Poéticas da Cena Contemporânea ajudam a imprimir um tom onírico, evocando o imaginário de comunidades latino americanas presentes no realismo fantástico.
Travando diálogo com a música moderna brasileira representada por nomes como Villa-Lobos e Guerra-Peixe, a cantora e musicista Tarita de Souza assina o arranjo.
As vozes dos cantores são desdobradas em cinco naipes e ganham o acompanhamento do piano de Ewelyn Drummond e dos sons percussivos da regência do maestro Thomas Davison. Para reger pessoas que não enxergam suas mãos, o maestro se vale de palmas, estalos de dedos, batidas de pés no chão e sons guturais.
Convite à rede pública e instituições
A organização do espetáculo convida escolas e instituições sociais que queiram solicitar reserva de ingressos para estudantes ou atendidos. Os interessados devem entrar em contato enviando mensagem pelo WhatsApp [(27) 99609-8181].
Acessibilidade
As pessoas com deficiência podem enviar uma mensagem para o número de Whatsapp da organização [(27) 99609-8181] para reserva de ingressos e alinhamento sobre as condições de acolhimento durante a chegada ao local da apresentação e na acomodação para assistir ao espetáculo.
A organização do evento também disponibiliza instrução e monitoria, que devem ser solicitadas por meio do WhatsApp. Um grupo de voluntários integra a equipe para a recepção do público de escolas, idosos e pessoas com deficiência, além do público em geral.
Recursos de acessibilidade estarão disponíveis e incluem a audiodescrição para pessoas cegas, a presença de intérpretes para fazer a tradução simultânea em Libras e também o espaço sensorial para pessoas do espectro autista.
Além disso, o Teatro Universitário da Ufes é um local acessível que possui elevador, rampas de acesso, banheiros adaptados e lugares reservados para a acomodação de pessoas com deficiência física.
⚠️ ORQUESTRA BRASILEIRA DE CANTORES CEGOS - 3º REPERTÓRIO ⚠️
DUAS SESSÕES
🗓️ 05 de novembro (quarta-feira)
⏰ 1ª sessão: 15 horas | 2ª sessão: 20 horas
📍 Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Avenida Fernando Ferrari, Goiabeiras – Vitória (ES)
☎️ Whatsapp SOCA BRASIL: (27) 99609-8181 (deixe uma mensagem para o agendamento de turmas, grupos, PCDs e idosos)
🎟️ Entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir do dia 01/11 às 12h no site LeBillet (www.lebillet.com.br)
Redes Sociais:
📸 Orquestra Brasileira de Cantores Cegos (Instagram):
https://www.instagram.com/orquestra.br.decantorescegos/
📸 SOCA Brasil (Instagram): https://www.instagram.com/socabrasil/
📺 Canal Youtube: https://www.youtube.com/@OrquestraBrdeCantoresCegos
