O Prêmio da Música Capixaba e a valorização da identidade cultural espírito-santense

Na segunda edição o Prêmio da Música Capixaba homenageia a produção e a cultura regional

A música capixaba anda em plena evolução produtiva e representativa nacionalmente. Ano a ano os nossos artistas estão conquistando mais espaço nas mídias de massa e de nicho, nas plataformas de difusão musical e nos line ups dos festivais brasileiros. Se essas conquistas já estão sendo percebidas pelo mercado nacional, localmente ainda estamos tentando resgatar a relação de pertencimento que o público capixaba tinha de sua própria produção musical há 20 e poucos anos atrás. Nesse sentido, a realização do Prêmio da Música Capixaba, com categorias técnicas, artísticas e de produtos musicais é uma iniciativa fundamental para valorizar, reconhecer e impulsionar o nosso cenário musical regional nacionalmente, incentivando o desenvolvimento da indústria fonográfica no estado. Além disso, a realização desse prêmio é uma oportunidade ímpar de divulgar a riqueza e diversidade cultural do Espírito Santo para a população capixaba e para o resto do Brasil. Através da votação popular, o evento apresenta ao público as diferentes vertentes e estilos musicais presentes na região, fortalecendo a identidade musical local e preservando as suas tradições.

A premiação também desempenha um papel importante na formação de público, atraindo pessoas de diversas faixas etárias e gostos musicais para conhecer e apreciar a cena musical do nosso estado. Esse engajamento do público cria uma base de fãs e seguidores, contribuindo para o crescimento da carreira dos artistas participantes, estimulando o consumo da música pela população. Em suma, a realização do Prêmio da Música Capixaba é fundamental para valorizar, fortalecer e desenvolver o cenário musical regional. Ao reconhecer talentos, promover a diversidade cultural, estimular a criação artística, formar público e atrair investimentos, o prêmio impulsiona a cena musical capixaba, gerando benefícios sociais, econômicos e culturais para o Espírito Santo.

As produções indicadas na premiação são um verdadeiro reflexo da rica e vibrante identidade cultural do estado do Espírito Santo. A união de todos os participantes traduz a essência da nossa terra, a diversidade de sons, ritmos, histórias e memórias que brotam de cada canto. Cada nota, cada verso e cada acorde ecoam a nossa alma capixaba, revelando nossas experiências, nossos anseios, vivências e nossa visão de mundo. Através da música, nos conectamos e expressamos nossa identidade cultural como cidadãos perante o mundo. O Prêmio da Música Capixaba não apenas premia talentos técnicos e artísticos, mas também valoriza e celebra a singularidade de nossa herança cultural, levando-a além das fronteiras e compartilhando-a com o universo.

A premiação acontece no dia 26 de setembro no teatro da Ufes, a partir das 19h com transmissão ao vivo pela TVE e pela internet. Serão 24 categorias entre prêmios técnicos, destaques e de produtos musicais. Os vencedores passaram por fases de indicação, curadoria, votação popular e votação da classe musical.

Anote!
Dia: 26/09