Concerto da Orquestra Jovem Vale Música percorre diferentes estilos da música clássica

Apresentação será terça (11/11), reunindo obras de Schubert, Tchaikovsky e Benjamin Britten. Ingressos gratuitos podem ser retirados no site Sympla.
Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música vai percorrer diferentes períodos e estilos da música clássica no concerto “Guia da Orquestra para os Jovens – Benjamin Britten”. O espetáculo será realizado nesta terça (11), às 19h30, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
O evento integra as comemorações dos 25 anos do Projeto Vale Música Espírito Santo e conta com articulação do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo site Sympla – https://www.sympla.com.br/evento/orquestra-jovem-vale-musica-concerto-gu... – a partir da segunda-feira, 10 de novembro, às 12h. Os ingressos são limitados e sujeitos à capacidade do local. Às 15h, o grupo fará uma sessão especial voltada para projetos sociais e estudantes da Rede Pública de Ensino.
Formação artística
Com regência do maestro Lucas Anizio, a Orquestra Jovem Vale Música é um espaço de formação artística, convivência e descoberta, onde a experiência musical se transforma em crescimento humano. Para esta apresentação, o grupo selecionou obras de compositores célebres como Franz Schubert (1797-1828), Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) e Benjamin Britten (1913-1976).
O concerto será aberto com a “Sinfonia n° 8 em Si menor”, de Franz Schubert. Conhecida como “Inacabada”, é considerada uma das obras mais enigmáticas do romantismo, marcada pela profundidade emocional e pela beleza melódica.
Em seguida, a “Valsa das Flores”, de Tchaikovsky, transporta o público ao universo mágico do balé “O Quebra-Nozes”, com sua delicadeza e exuberância orquestral.
Encerrando o concerto, a peça principal “O Guia da Orquestra para os Jovens”, de Benjamin Britten, vai apresentar os instrumentos da orquestra de maneira lúdica e didática, convidando a plateia a conhecer as cores e timbres que compõem o som sinfônico.
Para o maestro Lucas Anizio, o concerto é fruto do trabalho coletivo de jovens talentos que vivem a música com dedicação, disciplina e entusiasmo. “Este programa celebra não apenas o repertório clássico, mas também o poder transformador da música — capaz de inspirar, educar e aproximar pessoas”, afirma.
Tradicional
Um dos grupos mais tradicionais do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música possui atualmente cerca de 50 integrantes, na faixa etária de 12 a 26 anos. O grupo realizou concertos em homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento (2013), a homenagem a Ivan Lins, com a participação do cantor e do pianista Gilson Peranzzetta (2015), e o concerto dedicado aos 80 anos de Roberto Menescal (2016). Anualmente participa de Festivais de Música, como o Festival de Música Erudita do Espírito Santo e o Festival de Inverno de Domingos Martins. Desde 2022, a Orquestra Jovem Vale Música conta com a orientação da renomada professora e violinista Carla Rincón, que faz a consultoria pedagógica do núcleo de cordas do Projeto Vale Música Espírito Santo.
ORQUESTRA JOVEM VALE MÚSICA:
Concerto “Guia da Orquestra para os Jovens – Benjamin Britten”
Regência: Lucas Anizio
Mestre de cerimônias: Jace Theodoro
Data: 11 de novembro (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES), 29.075-910
Entrada: gratuita. Retirada de ingressos pelo Sympla https://www.sympla.com.br/evento/orquestra-jovem-vale-musica-concerto-gu... partir desta segunda-feira, 10 de novembro, às 12h.
Ingressos limitados à capacidade do teatro.
Capacidade: 615 lugares
Patrocínio: Vale, com articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
SESSÃO ESPECIAL:
Horário: 15h
Público-alvo: Projetos sociais e alunos da Rede Pública de Ensino.
PROGRAMA:
Franz Schubert (1797-1828)
Sinfonia n° 8 em Si menor, D. 759 – “Inacabada”
Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)
Valsa das Flores, do balé “O Quebra-Nozes”, Op. 71ª
Benjamin Britten (1913-1976)
O Guia da Orquestra para os Jovens, Op. 34
FORMAÇÃO DA ORQUESTRA JOVEM VALE MÚSICA:
Regência: Lucas Anizio
Violino I
Alice Patrício (Spalla)
Henrique Anisio
Ana Vitória Sales
Bianca Santos
Daniel Oliveira
João Pedro Albernaz
Flávio Henrique (Professor)
Arthur Azevedo
Violino II
Maria Julia Euzébio
Giordana Guizzardi
Millena Rocha
Ayla de Rodran
Pedro Paulo Correa
Jamily Gonçalves
Alfredo Teixeira
Suelen Peroni (Convidada)
Viola
Marcely Santos
Matheus dos Santos
Marcos Vinicius (Estagiário)
Esther Garcia
Caique Tadeu (Professor)
Ingride Miranda
Violoncelo
Daniel Silva
Chloe Miranda
Liana Meirelles (Professora)
Arthur Vinicius
Felipe de Luna (Convidado)
Contrabaixo
Pedro Henrique Silva
Felipe Medeiros (Professor)
Harpa
Maini Moreno (Convidada)
Flauta
Gustavo Barbosa
Igor Pereira
Flautim
Ludmila Rocha (Convidada)
Oboé
Natália Maria (Convidada)
Antônio Augusto Leão (Convidado)
Clarinete
Robert Assis
Júlia Moura
Fagote
Deyvisson Vasconcelos (Convidado)
Sarah da Paz
Trompa
Ury Vieira (Convidado)
Guilherme Catão (Convidado)
Jdiordy Lucca (Convidado)
Wilson Amaral (Convidado)
Trompete
Ailton Junior
Elen Cristina (Professora)
Trombone
Cauã Barcelos
Paulo Roberto Barcelos (Professor)
Fernando Pereira
Felipe Francisco
Tuba
Willian Guimarães
Percussão
Bruna Leite
Gabriel Novais (Convidado)
João Pedro Camilo
Mariana Schueng
Miguel Jackson
Alex Santos
Israel Cardoso
