Banda Sinfônica Vale Música apresenta concerto inspirado em desenhos animados japoneses

Concerto “Anime Sinfônico”, que será realizado no dia 02 de abril, no Teatro Universitário, marca a estreia da regente Ludhymila Bruzzi à frente do grupo. Ingressos serão distribuídos a partir das 12h do dia 01 de abril no site Le billet.
Os desenhos animados japoneses inspiram o novo concerto da Banda Sinfônica Vale Música, que será realizado na próxima quarta-feira (02), às 20h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo site Le Billet (https://lebillet.com.br), a partir da próxima terça-feira, 01 de abril, às 12h. Será permitida a retirada de no máximo dois ingressos por CPF. Os bilhetes devem ser apresentados obrigatoriamente, em versão física ou digital, na entrada do teatro, na data e horário do espetáculo. Os ingressos são limitados à capacidade do local.
Intitulado “Anime Sinfônico”, o concerto marca a estreia da regente Ludhymila Bruzzi à frente da Banda Sinfônica Vale Música. O repertório vai trazer arranjos sinfônicos para temas de desenhos animados que encantam fãs de diferentes gerações, como “Pokémon”, “Sailor Moon” e “Dragon Ball Z”. A abertura do concerto será com a Banda Elementar Vale Música, que compõe o núcleo de grupos de formação do projeto, sob a regência de Bismark Mota.
Grupo de referência
Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Banda Sinfônica Vale Música é composta por cerca de 50 integrantes, de 11 a 26 anos de idade, e conta no currículo com diversas apresentações de peso, como os espetáculos em homenagem a Elis Regina, Tim Maia, Djavan e o Grupo Roupa Nova; e o concerto “A Divina Comédia”, inspirado no clássico da literatura de Dante Alighieri. É formada por instrumentos de sopros da família das madeiras (flauta, oboé, fagote, clarinete e saxofone), metais (trompete, trombone, euphonium e tuba) e percussão.
A regente Ludhymila Bruzzi conta que a ideia de executar temas de desenhos animados japoneses surgiu do diálogo com os alunos em meio às aulas e ensaios. “Procuro estar atenta a temáticas que se aproximam da realidade dos alunos, intercalando com outras que talvez não sejam tão próximas, mas que são de extrema importância para o processo de formação musical. Sempre pergunto a eles o que gostariam de tocar, e a temática de animes surgiu em uma dessas conversas”, revela a regente.
O repertório foi estruturado a partir da pesquisa da regente sobre o universo dos animes e as sugestões encaminhadas pelos alunos. “Dentre as músicas que foram sugeridas, faço a pesquisa para encontrar arranjos que já foram feitos para banda sinfônica, ou quando temos a possibilidade, encomendamos a confecção de novos arranjos”, acrescenta Ludhymila.
Figurinos
O público pode esperar por um espetáculo repleto de sons, energia e cores, que irá se estender aos figurinos dos alunos da Banda Sinfônica Vale Música. Segundo a regente, eles terão a liberdade de escolher as fantasias de personagens de animes de sua preferência. “Espero muita criatividade por parte deles. Alguns preferem confeccionar suas próprias fantasias e sempre surpreendem! Eu também estarei com uma fantasia, mas é surpresa”, destaca a regente. Pelo visto, animação é o que não vai faltar.
PROGRAME-SE:
Concerto “Anime Sinfônico”, com a Banda Sinfônica Vale Música
Abertura: Banda Elementar Vale Música
Data: 02 de abril (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES), 29.075-910
Entrada: gratuita. Retirada de ingressos online a partir do dia 01 de abril (terça-feira), às 12h, pelo site Le Billet (https://lebillet.com.br). Será permitida a retirada de no máximo dois ingressos por CPF. Os bilhetes deverão ser apresentados na bilheteria do teatro, em formato físico ou eletrônico, na data e horário do espetáculo.
Ingressos limitados à capacidade do teatro.
Capacidade: 615 lugares
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC)
REPERTÓRIO:
Banda Sinfônica Vale Música
Regência: Ludhymila Bruzzi
Pokémon Theme – T. Loeffler and J. Siegler/Arr. Paul Murtha
Howl’s Moving Castle – Joe Hisaushu/Arr. Joey Mcmahon
Sadness and Sarrow – Purjekuto Musashi/Arr. Michael Brown
Ponyo – Joe Hisaish/Arr. Rachel Jiang
Meu amigo Totoro – Joe Hisaishi/Arr. Raptchaphon Satapitanon
Death Note – Yoshihisa Hirano e Hideki Taniuchi
Sailor Moon – DALI e Manish/Arr. Eunice Paz
Dragon Ball Z – Hironobu Kageyama/Arr. Eduardo Ramirez Parra
Banda Elementar Vale Música
Regência: Bismark Mota
Asa Branca – Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira/Arr. Jamberê
Air Of Nobility – James Swearingen
Furioso – Robert W. Smith
SAIBA MAIS SOBRE A REGENTE LUDHYMILA BRUZZI:
Nascida em Vitória (ES), licenciada em música e bacharel em clarineta pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Com 12 anos de experiência como professora de clarinete no Projeto Vale Música Espírito Santo, atualmente é maestra da Banda Sinfônica do mesmo projeto e da Orquestra Capixaba Sinfônica (OCA Sinfônica), além de integrar o quadro de musicistas da Filarmônica de Mulheres do ES. Como maestra teve oportunidade de reger a Nova Orquestra no show da cantora Pitty, em dois momentos: na primeira edição do Festival de Música The Town, em setembro de 2023, e no Rock The Mountain, em 2024. Também fez a regência da homenagem aos 40 anos do Rock in Rio, no Palco Copacabana, juntamente com o Coral Cariocanto; e no espetáculo de fogos no Réveillon de Copacabana, comandado pela primeira vez por uma orquestra ao vivo, em dezembro de 2023. Em 2025, está em turnê com o cantor Chico César em homenagem aos 30 anos do álbum “Aos Vivos”.
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa da Estação Conhecimento Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 participantes, de 07 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Hamilton de Holanda, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.
Texto: reprodução do release