Aniversário da Ufes: show de samba abre a programação musical

Idealizado pela Secretaria de Cultura da Ufes, o projeto Cante um samba na Universidade ganha vida na noite desta terça-feira, 2, no Teatro Universitário. A partir das 20 horas, sobem ao palco Moacyr Luz e a cantora Sol Pessoa para um espetáculo de músicas autorais e clássicos do samba. Os músicos terão a companhia da banda formada por Chico Alves, Pedrinho Oliveira, Luan Barcellos, Ednei Fernandes, Marcinho Augusto e Makley Matos, além do grupo Panela de Barro.

Os ingressos, gratuitos e limitados à capacidade do Teatro, deverão ser retirados na bilheteria das 14 às 18 horas. O show faz parte da programação do aniversário de 69 anos da Ufes, que ao longo de maio oferece atividades culturais e formativas para a comunidade interna e externa.

O show desta noite é a estreia do projeto, que, todas as primeiras terças-feiras de cada mês, levará ao palco do Teatro músicos capixabas e cariocas em uma grande celebração do samba. Nascido no Espírito Santo e radicado no Rio de Janeiro, o compositor Chico Alves é responsável pela curadoria da iniciativa.

"Espero levar muita alegria e samba para o povo, além de proporcionar esse intercâmbio musical entre artistas consagrados no mundo do samba e artistas e músicos locais", afirma Alves. A ideia, segundo ele, é sempre reunir um cantor e uma cantora. "Também teremos uma ênfase no compositor, que nem sempre tem o devido reconhecimento", diz.

Acima de tudo, o que o projeto busca, como diz Alves, são convidados que tenham "uma sinergia". Ele e Moacyr Luz, por exemplo, são parceiros em vários sambas e sambas-enredos compostos ao longo da carreira. Com Sol Pessoa tocará pela primeira vez. "Cada um ao seu estilo. Isso vai formar uma boa liga", promete.

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho