Campus de Goiabeiras - Vitória

O Projeto

 

Projeto de Extensão Cia de Teatro da UFES

 

I - Caracterização:

A Cia de Teatro da UFES se constitui como um grupo cultural e artístico sediado e mantido pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) , sendo o Diretor de Artes Cênicas da universidade o responsável por suas atividades.

 

II - Objetivos:

Geral:

Promover a arte teatral, em suas diferentes manifestações expressivas e estéticas, em caráter contínuo, através da montagem e da circulação de espetáculos, compreendendo os meandros e os desdobramentos das criações como componentes da dinâmica das atividades da companhia.

Específicos:

Propiciar à comunidade acadêmica da UFES e à comunidade geral da grande Vitória um espaço investigativo e formativo para a criação teatral, entendendo sua pluralidade, e as diferentes esferas concernentes à atividade teatral (produção, dramaturgia, encenação, cenografia, iluminação, figurinos, maquiagem, audiovisual etc.) como elementos constituintes não hierarquicamente das produções cênicas.

Fomentar a prática teatral na UFES, por meio da montagem de espetáculos teatrais sob a supervisão e coordenação do Diretor de Artes Cênicas da universidade, e tendo como aporte uma equipe administrativa-educacional voltada para o setor cultural e artístico, possibilitando a realização de temporadas e circulações das criações da companhia em diferentes contextos e espaços, dentro e fora da universidade.

Garantir à comunidade acadêmica e à comunidade em geral da grande Vitória o acesso a bens culturais, de natureza cênica, por meio de experiências teatrais que visam à formação de plateias críticas e com referências teatrais, ligadas à função essencialista da arte, entendendo a fruição/recepção e a mediação teatral como atividades educativas.

 

III - Do funcionamento:

A Cia de Teatro da UFES se encontra para ensaios, reuniões, produção de eventos e ações formativas, em período de aulas, conforme calendário escolar, duas vezes por semana, às segundas-feiras e às quartas-feiras, no turno vespertino, das 14h (quatorze horas) às 16h (dezesseis horas) no Teatro Universitário da UFES. E, as apresentações ocorrem em datas e horários previamente acordadas com o elenco.

A dinâmica da Cia de Teatro da UFES corresponde à montagem e à circulação de espetáculos teatrais, produção de mostras, debates e intercâmbios artísticos abertos à comunidade, sem fins lucrativos, em diálogo com a experimentação de princípios, de procedimentos e de inquietações éticas, estéticas e políticas no âmbito do fazer teatral.

 

IV - Elenco:

Das vagas:

O número de vagas para compor o elenco da Companhia de Teatro da UFES corresponde a 10 (dez).

Dos pré-requisitos:

Para integrar o elenco da Cia de Teatro da UFES, o(a) participante deverá ser brasileiro(a) e ou e/ou estrangeiro(a) naturalizado(a), residente na grande Vitória, ser maior de idade, estar apto(a), física e mentalmente, para atividades de corpo-voz, ter disponibilidade para ensaios, conforme o funcionamento do grupo,  e para participações em ações e apresentações, podendo estas ocorrerem em finais de semana. Além disso, a participação na companhia corresponde à expressa aceitação, de forma irrestrita, às regras nela estabelecidas.

Do seleção:

O processo de seleção de novos integrantes ocorre anualmente, por meio de chamada pública, e os critérios para a audição são estabelecidos pela direção da Cia em função do perfil dos projetos de montagem previstos, assim como pelas adequações e (inadequações) do elenco anterior.

 

V - Disposições finais:

Quaisquer esclarecimentos sobre a companhia poderão ser obtidos pelo site: http://teatro.ufes.br/cia-de-teatro, pelo telefone: (27) 4009-2972, ou diretamente com o Diretor de Artes Cênicas da UFES, Lucas Larcher, pelo e-mail: lucas.larcher [at] ufes.br .

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910